“Hoje é sexta-feiraaa
Chega de canseira
Nada de tristeza
Pega uma cerveja
Põe na minha mesaaaa
Chega de alugueeeel…”
Prontinho.
Missão cumprida.
Essa música já deve ter chicletado na sua cabeça.
Agora vê se faz sentido…
Esse clássico foi lançado quando eu tinha uns 14 anos.
Não curto sertanejo.
Não bebo cerveja.
Mas desde então, toda sexta feira lembro dessa música.
E canto bem alto pra piorar o mau humor matinal da minha esposa e lembrar os vizinhos que hoje é sexta feiraaa…
Se essa música tocar na rádio segunda, terça, quarta, quinta, sábado e domingo, vão dizer que o DJ enlouqueceu. Mas na sexta-feira…
…tem que tocar.
E talvez aqui esteja o segredo deste sucesso.
O gatilho da sexta feira.
Calma Luiz, este não é um novo e ainda mais polêmico gatilhos mental.
Vou dar outro exemplo: KitKat.
Esse é o chocolate mais vendido no mundo e o crescimento veio de 2 descobertas do time de marketing:
- Os momentos preferidos pra consumir essa delícia são os intervalos
- Esses momentos normalmente são acompanhados de uma bebida quentinha
Então nasceu a campanha: “KitKat, o melhor amigo do intervalo” e, nos balcões das cafeterias, o chocolate estava associado a uma xícara de café ou a uma pessoa pedindo 1 café com KitKat.
Prontinho.
Gatilho ativado.
Intervalo + Café = KitKat.
Mas o sucesso não está no gatilho em si, e sim na frequência com que ele acontece.
Intervalos são diários. Sextas-feiras, semanais.
Isso também acontece quando o assunto é vender online.
As redes sociais explodiram e agora fazer parte da vida diária das pessoas.
O que levou as marcas a colocarem cada vez mais energia e dinheiro em anúncios e criação de conteúdo.
O que muitas ainda não perceberam é que as redes sociais são apenas a primeira etapa do funil e, por mais esquisito que pareça, esse canal é o que menos gera vendas porque pega o lead na de descoberta da sua marca.
A venda online mesmo acontece nos e-mails e nos chats.
Por quê?
Porque vendas é relacionamento.
E você não cria relacionamento falando com milhares de pessoas ao mesmo tempo (como nas redes sociais).
Isso acontece quando você senta e toma um café com seu lead.
Um a um.
Como estamos fazendo agora Luiz (só faltou o KitKat, né?)
Esse é o poder de uma estratégia consistente de e-mails.
Você cria um relacionamento pessoal com seu lead e ativa o gatilho da caixa de entrada…
E o das vendas diárias.
Luiz Baca
E-mails fora da caixa