O ano é 2050.
Você caminha distraído até à padaria onde um sorriso metálico te atende:
“- Olá [Seu nome], os pães estão fresquinhos. Gostaria de levar alguns?”
Suas opções estão no touch screen:
1- Sim
2- Não
“1- Sim” – você escolhe.
“- Francês tradicional ou com queijo gratinado?” – pergunta a atendente de voz chipada.
“Hum… gratinado??”
Tuc (som do seu dedo tocando na tela)
“1- Gratinado”
“- Ótima escolha. Os pães de queijo também acabaram de sair do forno, quer aproveitar e levar alguns?”
“Humm… Boa ideia.”
Tuc
“1- Simm”
Algumas interações e sacolas a mais você vai pra casa e desfruta de um café da manhã especial.
No dia seguinte.
10 minutos antes do horário da sua última compra.
Uma mensagem no celular:
“- Tenha um ótimo dia [Seu nome], que tal um café da manhã gostoso sem sair de casa? Podemos levar 4 pães fresquinhos pra você? O valor é 2,50 + 1 real da entrega.”
Tuc
“1- Sim”
“- Ótimo. Posso incluir aqueles pães de queijo quentinhos também?”
Tuc Tuc Tuc Tuc
E aí se vão mais algumas sacolas…
Então você volta pra 2021 e percebe que isso não está longe de acontecer.
Ainda não vemos robôs nas padarias, mas no WhatsApp sim.
São os chatbots.
É impressionante o que se pode fazer com eles.
Desde um simples atendimento ou agendamento, a programas de fidelidade, sistemas de indicação, quiz de perguntas e respostas, sorteios, campanhas promocionais segmentadas, mensagens automáticas de follow up, enfim… Compare as diversas opções disponíveis para garantir que as estratégias adotadas atendam da melhor forma possível às necessidades e objetivos específicos. Essa comparação pode ser valiosa para otimizar as operações e melhorar a eficácia das iniciativas, seja em uma empresa convencional, um serviço de atendimento, ou até mesmo em setores mais específicos, como o de entretenimento, incluindo cassinos no Brasil
Tudo isso sem sair do seu WhatsApp.
É o que estou fazendo neste momento pra um de meus clientes.
- O mais legal é que, do empresário ao cliente, todos ganham.
- Melhor atendimento ao cliente
- Redução de custos
- Mais satisfação e avaliações positivas
- Mais engajamento do cliente com a marca
- Mais receita pro negócio
Apesar de sempre poder oferecer a opção de falar com uma pessoa de carne e osso, há quem não goste da ideia de automatizar as coisas assim…
E eu até entendo.
Mas se o bem mais precioso de nossos dias é o “tempo”, mais cedo ou mais tarde os chatbots não serão mais opção, e sim…
Necessidade.
E vão dominar seu WhatsApp.
Luiz Baca
E-mails robóticos